Os Melhores Filmes Sobre Finanças, Mercado de Ações e Trading

Filmes Sobre Finanças

O mundo do mercado de ações e trading fascina o público em geral. É um ambiente muito viciante e competitivo, com reviravoltas, fracassos e sucessos monumentais, mas também é pouco conhecido pela maioria das pessoas. Está envolto em mistérios. Por meio dos filmes, temos um vislumbre dos códigos e regras desse universo.

Este ambiente surpreendente inspirou muitos diretores. É por isso que elaboramos uma lista dos melhores filmes, das melhores séries e dos melhores documentários sobre o mundo financeiro só para você. 

Filmes Sobre o Mundo das Finanças

Os Estados Unidos costumam ser associados ao mundo do trading e dos negócios. As histórias de sucesso de muitos traders inspiraram alguns dos diretores mais renomados. 

Wall Street

Wall Street

Este filme de 1987 teve uma sequência em 2010 com o título “Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme”. 

O filme de 1987 se passa em um banco de investimento de Wall Street. Acompanhamos as aventuras de Bud Fox, um jovem lobo das finanças, que consegue controlar um investidor, Gordon Gekko, que lhe ensinará todos os truques do trade. 

Por meio deste filme sobre o mercado de ações, Oliver Stone denuncia o uso de informações privilegiadas e outras manipulações de mercado que foram numerosas na década de 1980. Este filme foi rodado pouco antes da famosa quebra do mercado de ações em 1987. No entanto, ele não surgiu após a famosa quebra. 

O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street)

O Lobo de Wall Street

Este filme de 2013 é biográfico, ou seja, é inspirado por uma história verdadeira. Na verdade, este filme traça a história de Jordan Belfort que, mal se formou, busca conquistar Wall Street. Após a queda do mercado, seu sonho de grandeza desmorona. Ele então parte para Long Island, onde abriu sua própria corretora de valores. Viciado em cocaína e pouco preocupado com a ética, Jordan Belfort está pronto para fazer de tudo para realizar seu sonho.  

Este filme foi o maior sucesso comercial de seu diretor, o famoso Martin Scorsese. Foi particularmente apreciado pelos críticos que o consideram cheio de ação e reviravoltas. Este filme permite que você descubra um pouco mais sobre o misterioso mundo dos corretores. 

Margin Call 

Margin Call

Este filme de drama americano foi lançado em 2011. Este thriller acelerado segue as aventuras de uma equipe de trading durante a última noite antes da crise financeira de 2008. Durante 36 horas, eles farão de tudo para resistir. Eles procurarão se livrar de suas posições por todos os meios, mesmo que isso signifique arruinar outros. O nome do filme vem de “margin call”, termo amplamente utilizado no mercado de ações e nas finanças em geral. 

Margin Call, que é um bom filme sobre finanças e comportamento humano em tempos de crise, não é um documentário. Este filme de JC Chandor não pretende explicar o mercado ou o funcionamento interno, mas é extremamente divertido. 

Grande Demais Para Quebrar (Too Big to Fail)

Grande Demais Para Quebrar

Este thriller de 2011 é baseado no romance de mesmo nome. É uma história poderosa sobre a crise financeira, mas da perspectiva do governo dos Estados Unidos. “Too big to fail” é uma frase frequentemente usada em finanças para grandes instituições, que causaria um tremendo impacto econômico se elas fossem à falência e fechassem.

Os eventos acontecem em 2009, em meio à crise do subprime. Henry Paulson, nomeado por George W Bush como Secretário do Tesouro, deve encontrar uma solução para evitar a falência dos bancos. Ele terá que colocar em jogo cerca de 700 bilhões de dólares. É o maior investimento já feito para salvar um banco. 

Este filme mostra-nos os bastidores do mundo financeiro e é inspirado por uma história real. Na verdade, Henry Paulson se tornou uma das personalidades mais importantes do mundo após sua gestão num filme biográfico nesta crise. 

Trocando as Bolas (Trading Places)

Trocando as Bolas

Este filme de John Landis lançado em 1983 é uma comédia. Durante o filme, acompanhamos a história de dois personagens que se opõem completamente: Louis Winthorpe III e Billy Ray Valentine. Um é um jovem gerente de banco de investimento. O outro é um homem astuto e engenhoso, mas falido. Após uma aposta maluca entre os chefes de Louis, esses dois personagens vão trocar de lugar. 

Este filme levanta a questão do condicionamento. O ambiente influencia o destino? Ou é irrelevante? Esta comédia ambientada no mundo das finanças e investimentos recebeu várias indicações. Principalmente no Oscar e no Globo de Ouro. 

Série Sobre o Mercado de Ações

A tela pequena não está imune aos interesses do mundo das finanças. Cada vez mais as séries têm como pano de fundo o mundo dos negócios, o mercado de ações e o sistema financeiro em geral. 

Billions

Billions

Billions é uma série americana cujo primeiro episódio foi ao ar no ShowTime em 2016. Esta série está atualmente em sua quinta temporada. Os fãs aguardam ansiosamente o lançamento de cada temporada.

A série Billions se passa no mundo dos fundos de hedge. Durante os episódios, acompanhamos os conflitos entre dois personagens principais: Chuck Rhoades e Bobby Axelrod. Sendo um promotor federal de Nova York e o outro administrador de um fundo de hedge, eles não hesitam em usar toda a sua influência para atingir seus objetivos.

Bad Banks

Bad Banks

Esta série de televisão alemã-luxemburguesa se passa no mundo das altas finanças europeias. Foi transmitido pela primeira vez em 2018 na ZDF e Arte. A segunda temporada começou em fevereiro de 2020. No momento, a série tem 12 episódios: duas temporadas de 6 episódios.

Depois de ser demitida por ter melhores habilidades do que o filho do CEO, Jana imediatamente procura outro emprego. Esta jovem banqueira é contratada por um grande banco alemão em Frankfurt. Muito rapidamente, ela se vê presa nas engrenagens de um esquema político-financeiro. Neste mundo, ela não tem espaço para erros. 

Na Rota do Dinheiro Sujo (Dirty Money)

Na Rota do Dinheiro Sujo

Esta é uma série de televisão original da Netflix. Cada episódio de aproximadamente 1 hora conta uma história de corrupção corporativa, fraude de títulos ou mesmo contabilidade criativa.

Essa série começou a ser veiculada no final de janeiro de 2018. A segunda temporada, por sua vez, foi ao ar a partir de 11 de março de 2020.

É uma série de documentários em que o episódio enfoca uma determinada fraude. É dirigido pelo documentarista vencedor do Oscar Alex Gibney. Foi ele quem dirigiu outro documentário muito aclamado: “Enron: Os mais espertos da sala”. 

Esta série de documentários foi muito apreciada pela crítica. Ele permite que você descubra os bastidores de empresas, para dizer o mínimo, muito gananciosas. Segundo seus criadores, o objetivo é mostrar como projetos imobiliários, escândalos bancários, plásticos tóxicos e muitos outros fatores colocam em perigo os cidadãos. 

House of Lies

House of Lies

Esta série americana foi ao ar de 2012 a 2016 nos Estados Unidos e Canadá. Tem 5 temporadas de 58 episódios ao todo. 

Esta é a história de Marty Kaan, consultor de gestão e finanças de grandes empresas. Ele gosta de garotas, festas e se exibir. Acompanhado por sua equipe de especialistas, ele viaja pelos Estados Unidos em busca de suas próximas vítimas enquanto cria seu filho. Sua ex-mulher, entretanto, não se preocupa com o menino. 

The Street

Street

Esta é uma série dramática de televisão americana que foi ao ar em 2000 na Fox nos EUA. 

O filme é sobre uma empresa comercial. Durante os 12 episódios da série, você acompanhará a vida dos funcionários desta empresa. Tanto no trabalho como fora dele. 

Esta série se passa no escritório de um pequeno trader em Wall Street. Possui apenas uma temporada de 12 episódios. Cada episódio tem cerca de quarenta minutos de duração. 

Aparentemente, esta série estrelada pela atriz Jennifer Connelly é muito rara de encontrar hoje em dia. É por isso que um usuário postou todos os episódios da temporada única no YouTube. 

Documentários sobre Finanças

Além de filmes e séries, muitos documentários foram dedicados ao mundo das finanças. Selecionamos alguns para você. 

Salvando o Capitalismo (Saving Capitalism)

Salvando o Capitalismo

Este documentário de Jacob Kornbluth e Sari Gilman foi lançado em 2017. Ele é baseado no livro “Salvando o Capitalismo: Para Muitos, Não Poucos” de Robert B. Reich. Foi transmitido pela Netflix e durou 73 minutos.

Neste documentário, acompanhamos o ex-secretário do Trabalho e também professor Robert Reich. Ele fala sobre o estado atual do nosso sistema econômico e dá ideias sobre como podemos “salvar o capitalismo”. 

SavIng Capitalism foi aclamado pela crítica e até recebeu várias indicações. Ao sair para encontrar americanos de todas as esferas da vida, Robert Reich nos permite obter uma compreensão mais profunda do sistema econômico e de suas desigualdades. 

Apostando no Zero (Betting on Zero)

Apostando no Zero

Este documentário de Ted Braun foi lançado em 2017 nos Estados Unidos. Seu título, que significa “Apostando no Zero”, é uma referência aos suplementos alimentares. Este documentário analisa a empresa Herbalife, especializada em suplementos alimentares.

Por meio desse documentário, Bill Ackman busca demonstrar que a empresa Herbalife é o maior esquema de pirâmide da história. Ele, portanto, explora o funcionamento nebuloso desta sociedade. 

A Herbalife, por sua vez, acusa Bill Ackman de ser um manipulador que apenas busca arruiná-los. Este documentário recebeu uma indicação para “Melhor Roteiro de Filme Documentário” do Writers Guild of America. É uma verdadeira conquista que este documentário tenha recebido aclamação da crítica com tantas críticas positivas.

Um Novo Capitalismo

Um Novo Capitalismo

Este documentário brasileiro foi ao ar pela primeira vez na Netflix em 2017. Ao contrário de outros documentários sobre o mundo financeiro, este é humano e motivador. 

O capitalismo é abordado aqui de um novo ângulo. O diretor abre perspectivas para um capitalismo mais igualitário. Durante este documentário que dura pouco mais de uma hora, muitos estudos de caso se agregam ao assunto. 

O documentário também destaca ações concretas realizadas no Brasil, Índia e México. Isso permite que você tenha uma impressão diferente. A premissa desse documentário é que, para além da utopia, um capitalismo com rosto humano seria possível. 

Capitalism: A Love Story

Capitalism: A Love Story

Este documentário do famoso diretor americano Michael Moore foi lançado em 2009. O capitalismo faz uma retrospectiva dos eventos da crise de 2008, bem como da recuperação econômica subsequente. 

Michael Moore, famoso por seus filmes que expõem fatos, também aproveita para fazer uma denúncia contra o atual sistema econômico dos Estados Unidos e contra o capitalismo em geral. 

Por mais de duas horas, muitos temas são discutidos, como a “mentalidade de cassino” de Wall Street, a grande onda de execuções hipotecárias, o nível de pobreza da maioria dos pilotos de avião ou as consequências do que ele chama de “ganância desenfreada”. 

É um documentário informativo para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre o capitalismo atual. Como de costume, Michael Moore faz um documentário profundo. Ele não hesita em abordar a questão religiosa perguntando-se se o capitalismo é um pecado e se Jesus foi um capitalista!

Conclusão

Como você acabou de ver, há muitos recursos de entretenimento disponíveis se você for fascinado pelo mercado de ações. Seja uma comédia, um drama, um suspense ou mesmo um documentário, você encontrará facilmente um que irá agradá-lo. Depois de aprender como funciona o mercado de ações e o trading durante a semana, por que não se divertir nos fins de semana com uma seleção de filmes sobre finanças?

Obviamente, esta lista não acabou. Na verdade, o mercado de ações e a comunidade financeira de elite continuam a inspirar cineastas em todo o mundo. A cada ano, novos filmes, séries e documentários são dedicados a este mundo cheio de mistérios para as pessoas comuns.