Contas Demo de Negociação Para Traders Iniciantes e Experientes

Antes de arriscar fundos reais nos mercados, a conta demo é um passo essencial para qualquer trader iniciante. Neste artigo, descobriremos os detalhes da conta demo, suas vantagens e desvantagens.

As Melhores Contas Demo

CorretorasVantagens da Conta Demo
👉 XTBAcesso à xStation
👉 eToroConta Unlimited e acesso a negociações sociais
👉 FXTMBons recursos educacionais

O Que é Uma Conta Demo?

Simplificando, a conta demo é uma conta de negociação com fundos virtuais que o trader pode usar para negociar com dados de mercado em tempo real.

Conta Demo etoro

Uma conta demo é uma conta de negociação virtual destinada a recriar condições reais de negociação nos mercados financeiros. É essencial para traders novatos que desejam descobrir como funciona sua plataforma de negociação. A conta demo também permite que profissionais e iniciantes testem novas estratégias sem correr nenhum risco. 

Isso é importante porque a conta demo basicamente ajuda os traders a testar suas estratégias e determinar se estão realmente funcionando ou não. 

O principal objetivo de configurar uma conta demo é entender como funciona a sua plataforma de negociação. Os traders novos no mundo do trading online devem usar sua conta demo para testar os diferentes recursos da plataforma oferecidos pela corretora. Assim, eles evitarão surpresas quando estiverem em um ambiente de negociação com dinheiro real. 

Além disso, os novatos também devem compreender os diferentes tipos de pedidos e como eles são executados. Com uma conta demo, os traders podem iniciar ordens livremente, sem medo de perder seu capital. É importante entender a diferença entre uma ordem pendente, uma ordem de mercado, bem como o stop loss e o take profit. 

Experimentando diferentes possibilidades e determinando como as coisas funcionam no mundo do trade online, os traders podem adquirir a experiência necessária para operar nos mercados.

A conta demo oferecida por uma corretora pode ter tempo limitado. Isso geralmente varia de 2 semanas a 3 meses. No entanto, algumas corretoras oferecem contas demo que são ilimitadas ou que permanecem ativas enquanto você fizer pedidos na conta. 

Erros a Evitar ao Negociar Com a Conta Demo 

Como não há risco com a conta demo, o trader pode não levar as coisas a sério e adotar maus hábitos antes de negociar de verdade.

Não Levar a Conta Demo a Sério

Como se trata de dinheiro virtual, o trader novato pode não levar a sério sua conta demo. Assim, ele realmente não aplica sua estratégia e faz pedidos aleatoriamente. Isso pode ter efeitos adversos quando você muda para uma negociação real. 

Ao negociar no modo demo, é importante ser cuidadoso e aplicar seu plano de negociação como se estivesse em um ambiente de negociação real. 

Em fóruns de negociação, às vezes vemos vários traders que atualizaram sua conta demo de USD 1.000 para USD 10.000 ou mais em apenas algumas negociações. Outros tentam recuperar suas perdas na demo, assumindo posições maiores. Esse comportamento será prejudicial ao negociar com dinheiro real. 

Na conta de demonstração, você sempre pode esgotar sua conta e creditar novamente com fundos virtuais, quantas vezes quiser. Na negociação real, isso é impossível. 

Gastar Pouco Tempo na Conta Demo

Você nunca será capaz de negociar lucrativamente se não dedicar tempo suficiente para aprender. Se você tiver uma nova estratégia, primeiro terá que fazer alguns backtests para ver se funciona com o histórico de preços. Em seguida, você deve encaminhar o teste, que consiste em experimentar uma conta demo. 

O tempo que você precisa gastar no modo de demonstração depende da estratégia aplicada. As estratégias de escalpelamento (scalping) requerem menos tempo de demo do que as estratégias de swing trading. Em uma semana de negociação na conta demo, podemos saber se uma estratégia de escalpelamento (scalping) é confiável ou não, porque teremos feito dezenas, ou mesmo centenas de negociações. Embora leve semanas para testar uma estratégia de swing trading.

Ignorar o Gerenciamento de Riscos

Como você não perde nada no modo demo, pode ignorar o gerenciamento de riscos e esse seria um grande erro. Os testes em contas de demonstração não dizem respeito apenas ao aspecto técnico da estratégia. Você precisa ter certeza de aplicar uma gestão de risco rigorosa como se estivesse negociando de verdade. 

Se, por exemplo, você planeja fazer um depósito de USD 1.000 em sua conta real, seria tolice abrir uma conta demo de USD 100.000. A gestão de risco não é a mesma para esses dois valores. Portanto, é importante negociar no modo demo com o tamanho do capital que você usará na vida real.  

Os Principais Fatores a Serem Priorizados ao Negociar Com a Conta Demo

É importante usar bem a conta demo, a fim de começar a negociar de verdade com o estado de espírito correto.

Descubra a Plataforma de Negociação e Suas Funcionalidades

Ao pular a parte de negociação da conta demo, você não terá tempo para explorar a plataforma e suas várias funcionalidades. Até mesmo um trader experiente deve testar uma nova plataforma por meio do modo demo antes de negociar para valer. 

O primeiro objetivo da conta demo é, portanto, entender sua plataforma de negociação. Por exemplo, se você deseja usar o Metatrader, terá a oportunidade de entender os diferentes tipos de pedidos, indicadores técnicos e como usá-los. 

Por meio de uma conta demo, você também pode se familiarizar com a navegação da plataforma, encontrar feeds de notícias, ler citações e adicionar diversos indicadores em gráficos. 

Plataformas de Negociação

Melhore Suas Estratégias e Teste Novas

Ao contrário do que se possa pensar, a conta demo não é reservada apenas para traders novatos. Até mesmo traders experientes a usam para testar novas estratégias e refinar as que já estão usando. Depois de uma série de negociações perdidas, por exemplo, uma conta demo pode ser uma forma de entender as deficiências da estratégia em questão.

Para os novos operadores, esta é uma boa maneira de entender como o tamanho da posição afeta os lucros e as perdas. Os investidores podem aprender a desenvolver novas ideias e métodos para maximizar os ganhos, ao mesmo tempo que minimizam as perdas, e testar abordagens antes de aplicá-las aos mercados.

Em relação à negociação automatizada, muitas plataformas, como MT4 e MT5, possuem funcionalidades de robô de negociação e podem ser testadas com uma conta demo. Os traders também podem aprender a criar seus próprios indicadores e fazer experiências com eles.

Descobrindo os Indicadores Técnicos

Você não conhecerá todos os indicadores técnicos, mas uma conta demo permitirá que você descubra como funcionam aqueles que lhe interessam. Para entender melhor as médias móveis, por exemplo, basta colocar uma no gráfico e observá-la. Ao alterar o período da média móvel, vemos que quanto menor for, mais rápida será a média móvel. 

É importante entender como os indicadores técnicos que você está usando reagem à ação do preço. Os traders não apenas podem entender como usar indicadores técnicos, mas também podem aprender que alguns deles não são úteis para suas abordagens de negociação.

Para os traders que usam robôs, entender como funcionam os indicadores é ainda mais importante, pois eles usarão configurações de indicadores técnicos para abrir ou fechar posições.

Como Obter uma Conta Demo?

Abrir uma conta demo é grátis para a maioria das corretoras, você só precisa fazer uma solicitação online no site deles.

Obtendo uma conta Demo

É relativamente fácil abrir uma conta de negociação. A maioria das corretoras oferece gratuitamente. Vá até a página inicial e faça a solicitação com um formulário simples. O uso de uma conta demo geralmente não requer o envio de nenhum documento. 

Para maior flexibilidade, a plataforma TradingView oferece uma conta demo ilimitada para negociar milhares de instrumentos financeiros. 

Plataforma Tradingview

Vantagens da Conta Demo

A demo é uma vantagem real para os traders. Existem poucos setores onde se pode fazer tais simulações exatas.

Desenvolvendo Suas Habilidades

A conta demo ajuda os traders a desenvolver suas habilidades de negociação nos mercados. Com a demo, você tem a liberdade de experimentar quantas abordagens de negociação desejar. Você pode explorar os diferentes estilos de negociação: scalping, day trading, swing trading ou trading de algoritmo. 

Então, tudo se resume a escolher o estilo que mais se adequa a você. Depois de escolher seu estilo de negociação, você poderá negociar em sua conta demo com diferentes estratégias sem correr nenhum risco. 

Aprenda Sobre Gerenciamento de Riscos 

O trading não é um jogo. Nos mercados, você pode perder suas economias! Portanto, é importante aprender como gerenciar riscos. Felizmente, a conta demo oferece suporte a esse componente. O iniciante pode ter uma ideia sobre o tamanho das posições, a margem necessária, a alavancagem. Assim, o trader evita surpresas ao passar para a negociação real.

A conta demo também permite que você descubra a volatilidade dos diferentes instrumentos. Alguns são mais arriscados do que outros. E a cada vez você deve adaptar o tamanho das suas posições à volatilidade do instrumento que está negociando.

Conta Demo Gratuita

A abertura de uma conta demo na bolsa e a sua utilização são gratuitas. Se você tem uma conta demo ilimitada, pode melhorar constantemente a estratégia de negociação de uma única conta até que seja lucrativa. Além disso, a maioria das corretoras online oferecem cotações grátis de milhares de instrumentos, bem como informações financeiras por meio de sua conta demo.

Experimente Várias Corretoras Antes de Fazer uma Escolha

A conta demo permite que você teste diferentes corretoras e suas funcionalidades. Antes de fazer um depósito, você precisa ter uma ideia de vários fatores: spread, tipos de ordens, condições de negociação, ferramentas de análise, etc. A conta demo, portanto, permite que você escolha uma corretora de uma maneira cuidadosa.

Desvantagens de uma Conta Demo

Por causa do aspecto psicológico, a negociação de conta demo sempre será diferente da negociação real.

As Condições de Negociação ao Vivo Podem ser Diferentes das Contas Demo.

Embora a negociação pareça muito realista e use dados em tempo real, a realidade da negociação ao vivo pode ser muito diferente, especialmente quando a volatilidade do mercado aumenta. A execução da ordem pode demorar mais e a experiência geral de negociação ao vivo difere da demo.

Sem Derrapagem na Conta Demo 

A fim de tornar a experiência de demonstração o mais atraente possível para clientes em potencial, as corretoras geralmente não duplicam o slippage da conta demo. Esse fenômeno geralmente ocorre na vida real quando o preço de compra ou venda que você tentou garantir acaba sendo executado por um preço diferente. A derrapagem pode ser ruim para traders. 

No modo de demonstração, todo o sistema é fluido e você não tem problemas para fazer pedidos. Na vida real, os pedidos podem não ser executados instantaneamente, o que leva a derrapagens.

Incapaz de Experimentar as Notícias de Negociação Adequadamente

No Forex, as notícias podem vir com grandes oscilações de preço que os traders tentam explorar. No entanto, a execução de ordens relacionadas a anúncios de notícias costuma ser atrasada alguns segundos. Como as condições de negociação de demonstração são sempre ideais, é impossível testar a negociação de notícias de maneira adequada na conta demo.

Overtrading

Como não há risco, o trader pode ser levado a fazer muitos pedidos na conta demo. Embora a ideia de recuperar suas perdas com rapidez possa funcionar na demonstração, na negociação real pode ser prejudicial. 

O Aspecto Psicológico e Emocional é Quase Inexistente.

Para ter sucesso no comércio, geralmente você precisa aprender a gerenciar suas reações emocionais de maneira apropriada. Infelizmente, isso só pode ser aprendido em negociações reais, já que ninguém é realmente afetado emocionalmente por lucros ou perdas virtuais.

Mudar de Uma Conta Demo Para Uma Conta Real 

Mudar de uma conta demo para uma conta real costuma ser difícil.

conta demo para real

Mudar da conta demo para a conta real parece ser fácil. Mas a realidade costuma ser diferente. A maioria dos traders perde dinheiro assim que passa a operar com dinheiro real. Alguns sofrem perdas assim que passam para a conta real. Os traders muitas vezes têm um período de transição difícil da conta demo para a conta real. 

A pressão é maior quando o dinheiro real entra em jogo. A transição para a negociação real é mais difícil se o período gasto na demonstração for curto. O grau de flutuação do mercado está mudando constantemente e gastar apenas uma ou duas semanas em uma conta demo implica que o trader provavelmente não estará pronto para os vários ciclos de mercado que encontrará.

É por isso que, como mencionamos na seção que trata dos erros a serem evitados, você deve dedicar o tempo necessário para experimentar adequadamente sua estratégia de negociação.

Conclusão

A conta demo ajuda você a se preparar para negociar em uma conta real. Depois de adquirir experiência em negociação de demonstração, você poderá mudar para uma conta real e compreender todas as funcionalidades da plataforma. No entanto, a conta demo tem limites e não pode ajudá-lo com o lado psicológico e emocional de perder ou ganhar. Esses são fatores que só entram em jogo quando você está negociando com dinheiro real. 

Perguntas Frequentes

Quais os mercados podem ser negociados com uma conta demo?

Você pode negociar qualquer instrumento na conta demo, desde que sua corretora os ofereça: pares de moedas, ações, criptomoedas, etc.

Conta demo e simulador de negociação, qual é a diferença?

Uma conta demo permite que você negocie com dados de mercado em tempo real, enquanto um simulador de negociação permite que você negocie com cotações históricas ou virtuais.

Quanto devo colocar em uma conta demo?

O dinheiro em uma conta demo é virtual, porém é recomendado que você coloque fundos virtuais que correspondam ao valor que você vai investir posteriormente em uma conta real.

Posso usar uma conta demo ilimitada?

Sim, corretoras como o eToro oferecem uma conta demo ilimitada.

Existem condições para abrir uma conta demo?

Na maioria das vezes, um simples e-mail é suficiente para abrir uma conta demo.

+ 60 Avaliações de Corretoras
Especialistas Financeiros
Melhores Corretoras