CFD Trading: Como Começar?

Se você assiste regularmente a um canal de notícias financeiras, há uma boa chance de esperar que os especialistas do mercado de ações falem sobre ações, títulos ou commodities, assim como ouro ou petróleo. São instrumentos populares e a maioria dos investidores já os conhece. No entanto, existem outros produtos financeiros que são menos conhecidos os quais os investidores não entendem o suficiente.

Um desses produtos é o CFD (Contrato por Diferença). É um produto derivado cada vez mais popular e muitas corretoras online o oferecem. 

Aqui estão algumas das melhores corretoras de CFD e o que as diferencia.

Corretora de CFDVantagem
XTBOferta Diversificada
XMTaxas Competitivas

Como Funciona CFD Trading? 

Para que você entenda como funcionam os CFDs, primeiro precisaremos descrever alguns conceitos para você, incluindo derivados. 

O Que São Derivados? 

A primeira coisa que você precisa entender sobre CFDs é que eles são derivados. Significa apenas que o produto que você está negociando não tem valor por si só e deriva seu valor de outro ativo. Portanto, você não possuirá nenhum ativo, mas, em vez disso, estará especulando sobre o preço de um ativo subjacente. 

Os tipos de produtos derivados mais comumente negociados são: 

  • Futuros (contratos a termo)
  • Swap
  • Opções 

Os ativos subjacentes mais comuns são commodities, ações, títulos, taxas de juros e moedas.

Tipos de derivativos

Os derivativos são altamente cobiçados por traders profissionais que os usam para diversificação ou hedge. Na verdade, o mercado de derivativos é muito grande e seu valor foi estimado em USD 640 trilhões em 2019. Para colocar isso em perspectiva, o valor dos mercados de ações globais está se aproximando de USD 90 trilhões de acordo com a CNBC.

No entanto, de acordo com um relatório do Bank for International Settlements (BIS), o valor de mercado é de apenas 12 trilhões! 

Valor de mercado

Um Produto Alavancado

Imagine comprar um contrato de CFD de sua corretora para um pedido de 1.000 barris de petróleo bruto. O preço atual do barril de petróleo gira em torno de USD 40, o que significa que você precisaria de USD 40.000 para fazer a compra definitiva. 

Com os CFDs, você não compra realmente o petróleo e não precisa pagar o valor total por meio de alavancagem. Sua corretora pede uma margem que depende do nível de alavancagem oferecido. Por exemplo, com uma margem de apenas 10%, você fará um investimento de USD 4.000. Nesse caso, o valor total do contrato é de USD 40.000, enquanto a margem comprometida é de apenas USD 4.000.

O Papel da Corretora

Existem algumas diferenças dependendo do mercado em que você conduz suas transações de derivativos. Em geral, os mercados de derivativos são centralizados. Eles também podem ser OTC ou Over The Counter.

No primeiro caso, os derivativos são negociados em bolsa, como a Chicago Mercantile Exchange (CME). Os mercados OTC são diferentes porque não existem mercados centralizados, e é aí que entram as corretoras.  

Não há dúvida de que o mercado Forex é o maior mercado global, com USD 6,6 trilhões negociados diariamente. O problema é que este é um mercado de balcão, pois não existe uma única bolsa no mundo que monitore todo o mercado. Para contornar este problema, as corretoras de varejo pensaram que poderiam fazer parceria com os principais participantes do mercado cambial, ou seja, os grandes bancos. Por meio dessas parcerias, as corretoras de varejo podem receber cotações de mercado das taxas de câmbio e oferecê-las aos seus clientes. 

Posteriormente, as corretoras perceberam que poderiam oferecer muito mais do que pares de moedas usando o mesmo sistema e começaram a incluir outros ativos, como ações, commodities, índices e criptomoedas. Tudo o que a corretora precisa fazer é firmar parceria com os provedores de liquidez e criar contratos sintéticos com base nos preços de mercado. 

Provedores de liquidez

Assim, os varejistas têm a oportunidade de adquirir contratos com base nos preços de mercado dos instrumentos. Quando os preços mudam, o trader pode ter lucro ou prejuízo com a diferença entre o preço de compra e o preço de mercado atual; daí o nome Contrato por Diferença (CFD). A corretora  é remunerada pela aplicação de um spread sobre os preços de mercado que recebe dos provedores de liquidez. Esse spread permite que a corretora tenha lucro, quer suas trading sejam lucrativas ou não.

Valor de mercado

Como é a corretora que cria seus próprios CFDs, é muito importante escolhê-la bem. Existem casos de manipulação de preços entre corretoras não regulamentadas. É por isso que recomendamos apenas corretoras de CFD que estejam sob o controle das autoridades do mercado. Os reguladores financeiros são essenciais para garantir que as corretoras de CFD honrem os contratos que criam. 

O Que é Alavancagem? 

Assim como outras corretoras de derivativos, as corretoras de CFD não exigem que o trader comprometa o valor total da trading. Na verdade, as corretoras precisam de muito menos para criar o contrato. E isso, graças ao efeito de alavancagem.

A corretora que oferece CFDs exige um pequeno depósito para executar a ordem. Esse depósito é considerado um depósito de boa fé e é como um seguro denominado margem

Relação entre margem e alavancagem

A alavancagem permite que você ganhe maior exposição aos mercados com apenas um pequeno depósito. Algumas corretoras de CFD podem oferecer alavancagem de até 1: 1000 em suas plataformas. Isso significa que você só precisará de uma margem de 0,1% para abrir uma posição (1/1000 x 100).

Exemplo de CFD Trading 

A CFD trading de commodities é relativamente popular. Vamos mostrar um exemplo com ouro. 

Digamos que você queira comprar 100 onças troy de ouro a USD 1.800 e escolher uma corretora de CFD que ofereça uma alavancagem de 1: 100 para esse ativo. Aqui, você precisaria USD 1.800 para abrir a posição:

(100 x USD 1.800) / 100 = USD 1.800

Para calcular os custos de transação exatos, precisamos considerar que a corretora está recebendo o spread ou uma comissão.

O Spread

Neste exemplo, suponha que a corretora que você escolheu cobra USD 0,5, o que eleva o preço de compra para USD 1.800,50:

(100 x USD 1.800,5) / 100 = USD 1.800,50

Se o preço do ouro fosse USD 1.850, seu pedido seria executado ao preço de venda de USD 1.849,50 assumindo que o spread permanece o mesmo em USD 0,5. Portanto, seu lucro seria de USD 49 para cada onça de ouro:

(USD 1.849,50 – USD 1.800,50) = USD 49

Mas lembre-se que você comprou 100 onças troy de ouro, o que permitiu um lucro total de USD 4.900 na posição:

(100 x USD 49) = USD 4.900

Supondo que você tinha USD 10.000 em capital em sua conta de trading, isso significaria que você obteve um lucro de 49% na transação. Em comparação com um trader que comprou ouro físico pelo mesmo preço, os lucros obtidos com CFDs são muito maiores. Se você comprou o ouro físico, os lucros seriam de apenas USD 50 menos as taxas de transação.

(USD 1.850 – USD 1.800) = USD 50

No entanto, você nem sempre pode ter lucro e às vezes terá prejuízo. Agora imagine que o preço da onça passou de USD 1.800 para USD 1.750. Ao manter um spread constante em USD 0,5, você venderia o ouro comprado por USD 1.749,50, resultando em uma perda de USD 51 por onça. Nesse caso, a perda seria de USD 5.100:

(USD 1.800,50 – USD 1.749,50) x 100 = USD 5.100

Se você considerar que tem um capital de USD 10.000, significa que perdeu 51% de seu capital na transação. Algumas corretoras têm um nível de stop-out que envolve o fechamento de posições abertas se uma determinada porcentagem de seu capital for perdida. Para obter mais flexibilidade, algumas corretoras permitem que você defina seu nível de interrupção. 

Corretoras Cobrando Spread e Comissão 

Algumas corretoras de CFDs aplicam spreads variáveis ​​mais restritos, mas vêm com uma comissão que depende do tamanho da posição. Para ver o efeito de tal preço, considere uma corretora cobrando um spread de USD 0,1 sobre o ouro e uma comissão de USD 3,50 por lote. 

Como um lote padrão de ouro é de 100 onças troy, a comissão total da transação será de USD 7 (entrada + saída). Incluindo o spread de USD 0,1, o lucro total em uma trading vencedora seria USD 4.973:

Preço de Compra = USD 1.800,00 + 0,1 = USD 1.800,10 

Preço de Venda = USD 1.850 – 0,1 = USD 1.849,90

Lucro = ((USD 1.849,90 – USD 1.800,10) x 100) – USD 7 = USD 4.973

Como você pode ver, o lucro obtido na transação é maior mesmo com a comissão. As perdas também serão um pouco menores: 

Preço de Compra = USD 1.800,00 + 0,1 = USD 1.800,10

Preço de Venda = USD 1.750 – 0,1 = USD 1.749,90

Perda = ((USD 1.800,10 – USD 1.749,90) x 100) – USD 7 = USD 5.013

Quais Produtos Financeiros Poderiam ser Negociados como CFDs? 

Os CFDs podem emanar de qualquer tipo de instrumento financeiro.

Não há limite para os produtos que podem ser trading como CFDs, desde que haja um mercado para eles. Na verdade, os CFDs são tão simples que os contratos podem ser criados a partir de qualquer ativo listado. 

Dito isso, os CFDs mais trading estão entre as ações, índices de ações e metais. As ações dos EUA em particular, especialmente as de tecnologia como Amazon, Facebook e Google, tornaram-se muito atraentes devido ao crescimento do setor. Metais (ouro, prata) e petróleo também são muito populares. 

Desde a bolha no mercado de criptomoedas, os pares de moedas virtuais também são oferecidos pela maioria das corretoras de CFD. Isso tem uma grande vantagem para os especuladores que podem tirar proveito de suas flutuações sem ter que configurar carteiras de criptomoedas.

Todos esses títulos são trading nos mercados de ações globais, portanto, é fácil para uma corretora de CFD fazer parceria com provedores de liquidez para fornecer cotações. Além disso, esses mercados são muito líquidos, o que garante aos traders acesso a ativos a preços atrativos. As melhores corretoras fazem parceria com provedores de liquidez em todo o mundo para oferecer os melhores preços. 

Você Deve CFD Trading? 

Antes de fazer um investimento, você precisa conhecer os prós e os contras. Ao saber disso, você pode estar totalmente ciente do risco que está assumindo e se o risco supera os benefícios. 

As Vantagens dos CFDs 

Os CFDs oferecem grande flexibilidade aos traders e especuladores.

A trading de CFDs não seria tão popular se não tivesse certas vantagens para os traders.

Lucros Mais Altos

Já vimos como um trader de CFD pode ganhar muito mais dinheiro do que outro que negocia o ativo subjacente. Em nosso exemplo acima, você poderia ter obtido um lucro de USD 4.900 em um investimento de USD 1.800 no Gold CFD, ao passo que você só poderia ter ganho USD 50 se tivesse comprado ouro físico. 

Este exemplo prova que é possível lucrar muito mais com CFDs do que com um instrumento não alavancado. No entanto, quanto maior o lucro potencial, mais arriscado.  

Pouco Capital Necessário

Poucos investidores privados podem comprar, digamos, ações da Amazon por USD 3.000 e pagar o custo total. E estamos falando apenas de uma ação! 

Por outro lado, com os CFDs, uma corretora que oferece uma alavancagem de 1: 100 pedirá apenas uma margem de USD 30 para comprar o equivalente a uma ação da Amazon. Os CFDs, portanto, permitem que os traders com capital limitado tirem vantagem dos mercados financeiros.

Lucro na Alta e na Baixa

Quando você compra ações, só pode ter lucro quando o preço delas se valoriza. Por outro lado, quando você negocia um CFD, pode especular sobre o movimento do preço em qualquer direção. 

Portanto, se você acha que o preço das ações da Amazon vai cair, pode vendê-las a descoberto abrindo uma posição curta em seus CFD. Você pode fazer isso porque os CFDs são produtos derivados e você não precisa ter ações da Amazon para vender seus CFDs.

Se você vendeu um CFD AMZN e o preço das ações do grupo cair, você lucrará comprando de volta o CFD a um nível inferior e embolsar a diferença entre o preço de entrada e de saída.

Sem Data de Vencimento

Ao contrário de outros produtos derivados como opções ou futuros, os CFDs não estão sujeitos a uma restrição de tempo. Eles não têm datas de vencimento fixas e têm muito menos restrições ao fechamento de posições.

Isso fornece flexibilidade considerável para traders que podem entrar e sair a qualquer momento sem restrições.

Desvantagens da CFD Trading

Os CFDs são produtos arriscados. O cuidado é necessário.

A Alavancagem Causa Perdas Maiores 

Os CFDs podem fazer com que você perca mais capital do que o esperado. A alavancagem é uma faca de dois gumes que pode amplificar os ganhos assim como pode aumentar as perdas. 

Na verdade, as perdas potenciais podem ser maiores do que os lucros esperados, como mostramos nos exemplos acima. Ao trading 100 onças de ouro com alavancagem de 1: 100, você está perdendo USD 5.100, o que seria mais da metade de seu patrimônio, se o preço caísse apenas USD 50. Por outro lado, se você comprasse ouro físico, a perda seria de apenas USD 50, o que é uma queda de 0,5% em seu capital. 

Possibilidade de Manipulação pela Corretora

Muitos traders reclamaram de derrapagem arbitrária ou recotação ao colocar suas ordens por meio de CFDs. Embora os casos de manipulação de preços por corretoras permaneçam uma ocorrência rara, é bem possível. 

Quase não há fraude nos mercados centralizados, já que a bolsa monitora todas as transações. Não existe tal autoridade para contratos de CFD que são oferecidos diretamente por corretoras aos clientes. 

Existem várias maneiras pelas quais corretoras inescrupulosas podem enganar os traders novatos. Você pode evitar ser uma vítima certificando-se de que sua corretora seja bem regulamentada. 

Sem Dividendos

Os investidores em ações, ETFs e fundos mútuos ainda podem esperar receber dividendos, mas não ao negociar CFDs. Os CFDs são produtos sintéticos e você não está investido em nenhum ativo real. 

Conclusão 

Os CFDs oferecem uma série de vantagens aos traders. Mas devido aos seus grandes ganhos potenciais, esse tipo de investimento sempre representa um risco significativo. Portanto, análises relevantes devem ser feitas com cuidado antes de abrir uma posição e o gerenciamento de risco torna-se ainda mais importante.

Perguntas Frequentes 

Como funciona CFD trading?

Simplesmente, você negocia apenas um determinado número de unidades de um instrumento sem possuí-lo. O lucro ou perda que você faz depende da diferença de preço entre o preço de compra e o preço de venda. 

Que produto posso negociar usando CFDs?

Quase qualquer instrumento pode se usar CFD. 

A CFD trading pode ser considerada um jogo de azar?

Não. O sucesso na trading de CFD não tem a ver com sorte, mas sim com a compreensão dos mercados financeiros e o que impulsiona os preços. 

Como posso CFD trading?

Os CFDs são fornecidos por corretoras, que oferecem plataformas de trading para acessar diferentes instrumentos e colocar as ordens.

É possível vender CFDs a descoberto?

Sim, porque os CFDs envolvem apenas uma diferença de preço, que pode ser alta ou baixa, permitindo lucrar com a queda do preço de um ativo. 

+ 60 Avaliações de Corretoras
Especialistas Financeiros
Melhores Corretoras